Governo entrega mais de 1,3 milhão de quilos de sementes a agricultores em Feira de Santana

Mais de 1,3 milhão de quilos de sementes foram entregues hoje (16), às 9h, a 137.500 agricultores familiares, moradores de 296 municípios, localizados em 19 Territórios de Identidade da Bahia. O ato de entrega aconteceu no pátio do Derba, em Feira de Santana, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e de produtores de várias comunidades rurais do estado.
A distribuição de sementes alimentares na Safra Inverno 2015 foi realizada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e representou um investimento de R$ 10,5 milhões, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com recursos do FUNCEP.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a entrega de sementes a três agricultores familiares simboliza a importância que os governos estadual e federal têm pelo setor. "O mundo rural tem uma importância muito grande com relação à produção de alimentos, nas relações de trabalho e no cuidado com o meio ambiente", disse.
O secretário destacou que as sementes distribuídas para os agricultores foram compradas da própria agricultura familiar. "São mais de 1,3 milhão quilos de sementes. Essa foi uma exigência do governo, mas não queremos que os serviços de entrega se multipliquem. Nosso ideal é que as famílias possam ter autonomia e que criem condições de produzir em seu próprio município".
Do montante de 1,3 milhão de sementes distribuídas, 40% tem origem em cooperativas da agricultura familiar, incentivadas por uma ação de fomento para a produção de sementes desenvolvida pela SDR. Ao todo, foram distribuídas 666.811 quilos de feijão, 24.500 quilos de vigna e 683.311 quilos de milho, beneficiando agricultores, indígenas e quilombolas, atendidos pelo programa Garantia Safra.

Renda familiar - Maria de Jesus Santana, 55, moradora da comunidade de Campo Formoso-Caiçara, no município de Tanquinho, lembrou que quem mora na roça, depende da agricultura. "Uma semente dessa é uma benção na nossa vida. Não temos dinheiro para comprar e vivo, exclusivamente, da plantação. Tenho um quintal produtivo e essas sementes vão ajudar a aumentar a minha renda familiar". Segundo ela, a SDR facilitou muito mais a vida dos trabalhadores da agricultura familiar. "Chegou na hora certa, perto do dia 19, Dia de São José, e já podemos plantar para o São João".
Eugênio Felício de Jesus, 68, da comunidade Papa Pinto, no município de Santa Bárbara, também não escondeu a satisfação de levar as sementes para sua região. "Está sendo ótimo, porque já podemos ver a plantação do próximo ano. Com a ajuda do governo, o que Deus mandar é bem-vindo".

O agricultor e presidente da Associação de Produtores Orgânicos do Estado da Bahia, Edilson Santos Silva, 56, veio de Itaberaba para o evento, e destacou que é muito bom quando existe o apoio institucional para os agricultores. "É fundamental esse compromisso, já que a agricultura é feita, principalmente, por pequenos agricultores. Sabemos que, hoje, nossa alimentação vem 70% da agricultura e, uma secretaria voltada para o desenvolvimento rural, é importante. Vamos poder distribuir as sementes para agricultores da região". 

Postar um comentário

0 Comentários