Eleição do novo Conselho Estadual de Cultura será apresentada em videoconferência


Interessados em tirar dúvidas sobre a eleição do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA) podem participar da videoconferência que acontece na próxima quarta-feira, 03, das 8h30 às 12h, nos 40 auditórios do Instituto Anísio Teixeira (IAT), distribuídos nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e Instituições de Ensino Superior da Bahia. Os palestrantes serão membros da Comissão Eleitoral convidados para apresentar as principais informações sobre o pleito. 

A videoconferência poderá ser assistida por meio do site oficial do IAT, no endereço http://educadores.educacao.ba.gov.br. O presidente da Comissão Eleitoral e diretor da Territorialização da SecultBA, Sandro Magalhães, defende que todos os interessados em participar da eleição busquem esclarecimentos quanto ao processo. “Esse modo de ingressar no Conselho Estadual de Cultura é muito novo, principalmente para pessoas do interior. É importante que os agentes culturais conheçam o regulamento da eleição e o formato para participar dela”, garante o gestor.

A videoconferência será também um momento estratégico para sanar dúvidas sobre o processo de reformulação no Conselho Estadual de Cultura e os trâmites legais que têm sido seguidos para que o processo eleitoral aconteça com ampla participação da sociedade civil. “Queremos tirar dúvidas tanto do sistema da candidatura como da legislação que envolve a eleição”, enfatiza Sandro Magalhães. 

Mais informações sobre a eleição podem ser obtidas no Portal do CEC, onde é possível baixar o flyer de perguntas importantes. Outras informações podem ser consultadas também com a equipe de comunicação do Conselho Estadual de Cultura, através do emailascom.conselho@gmail.com ou pelo telefone (71) 3117-6190

SOBRE AS ELEIÇÕES – A eleição dos membros dos segmentos e processos do fazer cultural para o Conselho Estadual de Cultura da Bahia faz parte da reformulação do órgão, que terá na sua composição 60 conselheiros (30 titulares e 30 suplentes), sendo dois terços de membros da sociedade civil e um terço de conselheiros indicados pelo poder público. Neste pleito, serão eleitos 20 conselheiros (10 titulares e 10 suplentes) para representar os setores culturais dos processos do fazer cultural da sociedade civil.

Eleitores e candidatos poderão se inscrever até 17 de outubro de 2014. Na sequência, haverá a validação dos cadastros e será divulgada a lista de pessoas aptas a participar do processo eleitoral. Toda a comunidade cultural pode participar ativamente deste processo de escolha.

OUTRAS ELEIÇÕES DO SETOR CULTURAL- Simultâneo ao processo democrático das eleições para o CEC-BA, ocorrem eleições para os Colegiados Setoriais das Artes e dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. São pleitos distintos e com diferentes regras que podem ser esclarecidas no portal da SecultBA, no endereço www.cultura.ba.gov.br.


Postar um comentário

0 Comentários