Municípios do Sertão do São Francisco recebem SETAF

Municípios do Sertão do São Francisco recebem o primeiro SETAF

Com um público de 500 pessoas, entre agricultores familiares, representantes de movimentos sociais, técnicos, prefeitos e parlamentares foi realizada, nesta sexta-feira (19), a inauguração do primeiro Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no município de Juazeiro, que marca um novo momento para a agricultura familiar baiana. A expectativa é que o Serviço atenda a mais de 32 mil agricultores familiares do Território de Identidade Sertão do São Francisco.

 O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, explica que os SETAFs vão promover um apoio aos empreendimentos e aos agricultores familiares. “Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a inauguração desse serviço de atendimento estratégico para o Desenvolvimento Rural. Vamos dialogar com prefeituras, movimentos sociais do campo, consórcios e colegiados, para dar celeridade à execução dos projetos e políticas públicas para agricultura familiar. Essas ações serão direcionadas pelos agricultores familiares de cada Território, de acordo com as necessidades regionais”.

O evento também marcou o lançamento do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), que tem com objetivo promover a articulação, gestão e implementação de políticas para a execução na base municipal.  A atuação do SEMAF se dá por meio de Termo de Adesão firmado entre o município e a SDR. Na solenidade, desta sexta-feira (19), os municípios de Casa Nova, Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá já aderiram à implantação do SEMAF.




Os dois Serviços (SETAF e SEMAF) atuarão de forma integrada com oferta de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água, mudas, entre outros), implantação de infraestrutura rural (habitação, água, equipamentos públicos etc), além do apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional, e implantação de agroindústrias familiares.

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, destacou a importância de manter um diálogo para fazer com que as políticas públicas aconteçam priorizando ações de acesso à água, à terra e assistência técnica, entre outras. “As ações deverão ser executadas de forma dinâmica, célere, com acompanhamento e avaliação de técnicos dos diversos projetos e organismos do governo estadual, proporcionando uma interação permanente entre o estado e a população rural”.

  Equipes - Ao todo serão implantados 27 SETAFs, em todos os Territórios de Identidade da Bahia. As unidades do SETAF serão compostas por técnicos do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, projetos da CAR, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), entre outras instituições de governo. As equipes vão atender a população do meio rural, incluindo agricultores familiares, quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária, promovendo geração de emprego e renda, além da ampliação dos serviços de assistência técnica, entre outras ações.

Postar um comentário

0 Comentários