Território Médio Rio de Contas promove debate sobre Sistemas Municipais de Cultura

Na primeira semana de junho, o Representante Territorial de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, responsável pelo Território de Identidade Médio Rio das Contas, D.Calixto, participou de um debate sobre implantação dos Sistemas de Cultura nos municípios do Território na Rádio Povo de Ubatã.
Compondo a mesa estavam o Produtor Cultural André Bomfim e o Escritor Rodrigo Dias, autor do livro “Em tempos de e-mail cartas pra Irene”. Durante a mesa redonda, Calixto relatou o empenho do Estado na constituição da política de territorialização da cultura e atenuou a necessidade de os municípios constituírem os seus sistemas de cultural.
Ao comentar a situação dos municípios do Médio Rio das Contas no que diz respeito à normatização e fomento a cultura, O Representante destacou o entendimento de cultura como a principal via de desenvolvimento de uma sociedade. Sendo, portanto, indispensável que os municípios pensem na estrutura de políticas publicas voltadas para o apoio, a promoção e o fomento a cultura.
Calixto ainda falou sobre importância da participação e empenho dos gestores e legisladores na constituição das leis culturais. Segundo o dirigente, a Bahia é um dos estados mais bem articulado da elaboração de políticas voltadas para a área cultural. “Precisamos da participação dos gestores e legisladores. A Diretoria de Territorialização da Cultura criou o Primeiro fórum de legisladores culturais do Brasil. Isso é um grande passo. Além disso, mantém 28 Representantes territoriais que tem função nos territórios e atua, também, na orientação aos gestores de cultura dos municípios e comunidade cultural”, declarou em entrevista.  Para ele, a cultura precisa ser discutida nas principais instâncias de gestão e participação e controle social.
Territórios de Identidade
Com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões, o Governo da Bahia passou a reconhecer a existência de 27 Territórios de Identidade, constituídos a partir da especificidade de cada região. Sua metodologia foi desenvolvida com base no sentimento de pertencimento, onde as comunidades, através de suas representações, foram convidadas a opinar.

Postar um comentário

0 Comentários