Encontro de Dirigentes e Secretários de Cultural propõem fortalecimento da cultural nos municípios

O I Encontro de Dirigentes e Secretários de Cultural no Território de Identidade Médio Rio das Contas, ocorrido nesta segunda-feira(10) no Centro de Cultura ACM em Jequié contou com as presenças de Gestores de Cultura e Assistentes dos municípios de Itagi, Itagibá, Jequié, Ubatã, Ibirataia, Manoel Vitorino, Jitauna, Gongogi, Boa Nova e Ipiau. Também estiveram presentes representantes do Conselho de Cultura de Jequié,  representantes dos pontos de cultura Raiz do Umbuzeiro e A Freqüência da Inclusão Digital e representantes dos seguimentos de teatro, literatura, música, capoeira e culturas digitais.
O encontro iniciou com as falas e apresentações dos participantes e dirigentes municipais de cultura que tiveram a oportunidade de falar sobre suas experiências na área cultural, e, principalmente, das dificuldades enfrentadas na gestão da cultura dentro dos municípios. O Sr. Domingos Calixto, Representante Territorial de Cultura fez considerações sobre a política de Territorialização da cultura - Conceito e Funções do representante; o que é a SECULT-BA. SUDECULT, DTC e DEC. O Produtor Cultural, André Bomfim falou sobre o Papel do Gestor Cultural, abordando outros temas como: O que é cultura? Função do Produtor Cultural, Mercado Cultural e sobre Políticas Públicas de Cultura. Outros temas importantes foram abordados pelo Sr. Domingos Calixto, como as Funções de um Conselheiro de Cultura, Sistemas de Cultura, Fundo de Cultura e Plano Municipal de Cultura.
No período da tarde, os Gestores de Cultura tiveram oportunidade de ouvi um pouco sobre experiências de alguns municípios e outras discussões como a criação da Câmara Temática de Cultura e a criação de encontros permanentes entre os gestores de cultura do território. Segundo o  Gestor do município de Itagi, Sr. João Fernandes, a criação da câmara temática trará benefícios sócio-culturais e econômicos para o Território, além de se tornar um espaço democrático do debate cultural. “Outras iniciativas como esse encontro deverão ser fomentadas. Devemos manter esse contato. Foi uma iniciativa que merece os nossos parabéns” comentou a Secretária de Cultura de Gongogi. Segundo Vera, esse espaço de debate permite a aproximação dos dirigentes e o conhecimento de experiências bem sucedidas realizadas pelos colegas de outros municípios.
O Representante Territorial definiu, em conjunto com os presentes, estratégias para implantação do Plano Territorial de Cultura e implantação da Câmara Temática de Cultura. Além de propor, discutir e elaborar um Plano de Ação com sugestões de programas e projetos culturais para os gestores desenvolverem em seus municípios, adequando-os, a sua realidade.
Com relação à criação e implementação dos Sistemas Municipais de Cultura, foi elaborado um plano de trabalho qual servirá parâmetro para os municípios integrantes do território, visto que os mesmos apresentam situações idênticas na institucionalização da política cultural. Os municípios também foram orientados a fazerem suas inscrições no SNC – Sistema Nacional de Cultura ou finalizar as referidas etapas em que encontra o seu estagio de adesão.
O encontro de Dirigentes e Secretários foi uma iniciativa da do Representante Territorial da Secult-BA, em parceria com os dirigentes de cultura dos municípios integrantes do Território Médio Rio das Contas, realizada com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Ajuci – Associação dos Jovens Unidos à Comunidade de Itagi, Editora Nocego e Projeto Arte Cultura. 

Postar um comentário

0 Comentários