CJCC de Jequié promove projeto de acolhimento psicológico para professores e alunos da rede

Uma iniciativa de professores do CJCC – Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Jequié vem auxiliando profissionais da educação e alunos a lidar melhor consigo e com o outro durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta desenvolvida no ambiente virtual oferece um espaço de acolhimento, por meio de dicas, bate-papo, troca de informações e compartilhamento de vivências e experiências para que as pessoas possam compreender e enfrentar o isolamento social com mais leveza, e menos ansiedade. “É um momento do abraço, da troca de gratidão e carinho.” Disse Ariadne Assis, professora do Luisa Mahim.

O projeto ofertado a professores e alunos, também está aberto a participação de outros interessados que necessite de acolhimento psicológico, com atividades de relaxamento e práticas integrativas.

“Esses encontros online tem sido muito bacanas, pois nos aproximam neste momento de distanciamento social e nos faz refletir da importância de estarmos bem. São conversas que contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal e nos fazem refletir sobre nossas ações. Disse a professora Maria Dulce.

Com temas diversos, o Projeto Acolhimento Psicológico passou por 3 (três) fases. No primeiro momento a experiência foi direcionada para os professores do CJCC. Em um segundo instante, foram contemplados os funcionários e os alunos. E, atualmente, está aberto para todos os alunos e para todos os professores da rede pública e particular que desejarem participar da integração.

O projeto também abriu espaço para os funcionários da instituição CJCC, onde foi bem recepcionado e promoveu a inclusão da categoria de funcionários que tanto contribui para o desenvolvimento do órgão e que, como os demais, também passam pelas adversidades do momento do distanciamento social.

“Me senti acolhida e abraçada, diante em um turbilhão de sentimentos, de medo. Pude observar que o meu medo é o mesmo de outras pessoas e por outro lado podemos discutir a subjetividade e ponto de vista de cada pessoa, bom também ter a oportunidade de conversar com as pessoas que eram do meu convívio diário, mesmo sendo por uma tela de celular. Sheila Muniz Santos, funcionária do CJCC

Outro público beneficiado com a proposta, são os alunos da instituição. Estes, tem encontros todas as sextas-feiras e podem compartilhar suas vivências diante do momento. Para os alunos, a proposta é mais do que um encontro ou um momento. É um novo ambiente de vivência, tão importante quanto estar juntos todos os dias de aula.

Para Pedro Cleverson Oliveira Dias, do Colégio Estadual de Jequié, o momento de acolhimento foi de suma importância para a sua vivência. Segundo ele, “O momento do acolhimento foi uma coisa incrível pra mim. Nesse momento eu consegui sentir meus sentimentos combater meus problemas e minhas ansiedades e assim a professora Elenita, a professora Assi e a professora Luciara me ajudaram a combater meus medos e me tornei uma pessoa mais livre e leve.”

Atualmente, o projeto tem recebido profissionais de diversos colégios e de diversas áreas de formação. Segundo as coordenadoras, cada encontro traz uma abordagem temática voltada para o aconselhamento e dicas de como lidar com as situações que são narradas pelos participantes.

Para as organizadoras, Luciara Furtuozo, Aissi Braga e Elenita Aragão, o momento tem sentido de grande importância, o que reflete uma enorme gratidão para com os participantes. “A cada encontro nos sentimos agraciadas com cada fala e cada participação. Tudo isso também reflete momentos de cura e aprendizado para cada uma de nós.

Link para participação:

URL da reunião: https://meet.google.com/byh-vhsc-qib

Quarta-feira: 14.30

Sexta-feira: 14.30

Postar um comentário

0 Comentários