PF em Jequié, a operação acontece em vários pontos da cidade, Prefeitura, casa do Prefeito

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, deve ser afastado do cargo nesta quinta-feira (2). Esse é uma das seis medidas cautelares cumpridas na manhã desta quinta pela Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU). Além deles, há outros 11 mandados de busca e apreensão. Intitulada de Old School, a operação combate fraudes em licitações e desvio de verbas públicas em Jequié, segunda maior cidade do sudoeste baiano.

As investigações tiveram início no final de 2018, a partir de denúncia de vereadores. Segundo os vereadores, uma empresa estaria vencendo diversas licitações no município, sendo que em uma dessas licitações, para promover a reforma de 82 escolas nas zonas rural e urbana, os serviços estariam sendo executados de maneira manifestamente insatisfatória.

A partir daí a Polícia Federal iniciou a análise e apurou que o município de Jequié celebrara com a empresa em questão um contrato no importe de R$ 8.853.846,66 (oito milhões, oitocentos e cinquenta e três mil, oitocentos e quarenta e seis reais e sessenta e seis centavos), valor a ser pago com recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério), e que, de fato, os serviços nas escolas eram de péssima qualidade.



A operação acontece em vários pontos da cidade, ainda agora pela manhã, a PF está na porta da casa do prefeito de Jequié, enquanto os outros policiais federais e técnicos da CGU estão também no prédio da Prefeitura,  funcionários do setor de educação que moram no Jequiezinho e Joaquim Romão, também receberam a visita da PF, segundo informações, um ex-primeiro escalão que mora em um condomínio de luxo também recebeu a visita da PF, entre outros prédios públicos da Prefeitura.

RTV Brasil – André Bomfim.

Postar um comentário

0 Comentários