Itagi - Prefeitura promove audiência pública tumultuada e desvia objetivo de prestar contas da educação


Depois de diversas denúncias e insistentes cobranças de esclarecimentos, o Secretário de Educação marcou uma audiência pública para as 20:00 horas chegou do dia 05/05/2022, contudo, e na tentativa de protelar a discussão, a equipe da prefeitura só apareceu na casa legislativa por volta das 20:40, dando iniciou aos trabalhos as 21:00 horas.

O secretário de educação usou a tribuna e falou da sua trajetória como cidadão de bem e zelador dos princípios da moralidade, mas não tocou no assunto da prestar contas, deixando o feito para o Secretário de Administração que começou o seu discursos falando sobre os princípios da administração enfatizando o princípio da moralidade, sob o qual relatou uma reforma da câmara, feita em 2015, sobre o comando do vereador Renan. Segundo insinuou, naquela ocasião foi feito o serviço em dezembro e repetido em janeiro do ano seguinte com o mesmo objeto, mas, segundo ele o vereador usou de boa-fé, porém fugiu da burocracia e rito administrativo. Para Saulo, o secretário da educação errou na configuração das notas, sendo este um erro administrativo, mas foi tudo usado de boa-fé.

Para o vereador Renan, a necessidade de desqualificar sua pessoa era só uma tentativa de esvaziar a audiência e fugir do assunto a ser tratado (denúncias na educação). Para isso, o secretário passou a justificar os atos da atual gestão dando comparações às gestões anteriores. Segundo o secretário, o vereador Renan criticou um aluguel de um carro de um ex-vereador na infraestrutura, mas no governo passado tinha parentes do vereador com carro locado na educação. “Foi uma tentativa de desviar-se do assunto em pauta”. Disse o vereador.

Após este pronunciamento, o vereador Renan pediu a fala para relatar que foi feito a reforma da câmara na época e que foi conduzida de forma transparente, dentro do trâmite normal do processo administrativo. E que fez audiência pública reconhecida pelos vereadores, comunidade presente e pelo próprio secretário de administração, inclusive com distribuição de um informativo com todos os gastos, receita executada em 2015/2016. “Tenho muita tranquilidade em falar sobre o tema”. E passou a relatar as grandes conquistas à frente do legislativo, como reforma da câmara, realizações de concurso público afim de acabar com cabides de emprego, redução em diárias, combustível e outros. Além de descontar o INSS dos vereadores e repassar, como também pagar o INSS patronal, um marco histórico no parlamento municipal. “Maio feito da história da Câmara, pois o poder legislativo não poderia estar cometendo crime de apropriação indébita”. Disse o edil.

Também criticou a auditoria relatada pelo secretário de educação, que até o momento não foi afastado, nem enviou as portarias das comissões de trabalho bem como os procedimentos administrativo cabíveis a situação.

Falou também ao secretário de Administração, a qual apresentando um dossiê sobre compras e ordenamentos de várias despesas de outras secretarias executadas por aquele gestor como a compra de cimento para o matadouro - 200 sacos para obra da fábrica de sapatos que nunca foi inaugurada, telhas de fibrocimento para rua da mangueira, 22 galões de tinta para pintar a sede do CredBahia, 150 sacos de cimento para o hospital sendo que existe uma empresa responsável pelo referida obra de reforma, dentre outras despesas incompatíveis com as necessidades da gestão.

Para o vereador, o executivo deveria abrir uma auditoria também na secretaria de ADM e afastar o secretário para apurar as denúncias de superfaturamento e indícios de fraudes nas compras de material de construção para a P.M.I

Por fim, o vereador criticou o nepotismo cruzadona atual gestão: “a esposa do prefeito é secretaria de bem estar, sua irmã, secretária de saúde, o cunhado no INSS e parentes de vereadores lotados em cargos do governo inclusive o filho do Prefeito procurador da câmara municipal”.

Postar um comentário

0 Comentários