Morre Dr. Mesquita, o primeiro cirurgião de Ipiaú


Faleceu na madrugada desta terça-feira, aos 89 anos de idade, o  médico e empresário rural Nestor Mesquita Martins.O óbito, em decorrência de complicações cardíacas,  aconteceu, às 2hs30min, na UTI da Clinica São Roque, onde ele se encontrava internado há oito dias. Dr. Mesquita era natural Resituba, Ceará, e morava em Ipiaú desde o ano de 1954. Nesta cidade fez historia como primeiro médico cirurgião do municipio e fundador da Casa de Saúde e Maternidade  São José. Da medicina expandiu sua atividade empresarial para a pecuária e agricultura, chegando ao ponto de torna-se o maior plantador de cacau individual do mundo.
Dr. Mesquita era casado com dona Maria Mesquita Martins com a qual gerou quatro filhos: Vicente, Isabel Cristina, Joana Angélica e Nestor Filho (falecido) que lhes deram nove netos e um bisneto. Foi grande a sua contribuição para o desenvolvimento do município de Ipiaú, marcando presença acontecimentos históricos e participando da estruturação de projetos de fundamental importância para a comunidade local.
A direção da Casa de Saúde e Maternidade São José, que tão  bem atendia a população de Ipiaú nos anos 60, ele dividia com o médico  Manoel Desidério Neto. A unidade era localizada na Rua Silva Jardim e dentre outros serviços oferecia Raio X, transfusão de sangue, oxigenioterapia, nebulizações, laboratório de analises clinicas e até parto sem dor. No elenco dos equipamentos da casa constava o bisturi elétrico. Na época esses serviços e equipamentos eram considerados como autênticos avanços tecnológicos.
Maior Plantador de Cacau
No ano de 1973, conforme se encontra registrado na edição numero 2 da revista “Cacau Atualidades”, Nestor Mesquita Martins, fazendeiro no município de Ipiaú, foi proclamado pela Ceplac como “o maior plantador individual de cacau do mundo”, por ter plantado, no curto espaço de dois anos, 500 mil pés de cacau hibrido e por pretender plantar outros 500 mil pés nos dois anos subsequentes.
Moção de Pesar
Uma Moção de Pesar pelo falecimento de Dr. Mesquita foi protocolada na Secretaria da Câmara Municipal de Ipiaú pelo vereador Nena Passos. O velório do médico e cacauicultor acontece no Salão do Plenário da Câmara e o seu sepultamento está previsto para as 17 horas no Cemitério da Saudade. 
(Giro/José Américo Castro)

Postar um comentário

0 Comentários