Parabéns Itagi pelos seus 52 ano de emancipação política




Os primeiros registros da história de Itagi começam no século XIX com a chegada de um senhor chamado Apolinário Libório Gomes, natural do município de Maracás ao local. Quando chegou ao lugarejo, o desbravador se surpreendeu com a imensidão de água e terras férteis. 

Sem condições financeiras, Apolinário residiu durante algum tempo debaixo de uma pedra na região conhecida atualmente como Frebonia. Nesse lugar ele se alimentava de caças e da riqueza de frutas nativas. Ali formou família e constituiu patrimônio, sendo seguido por um de seus filhos - Bartolomeu Gomes Marciel. Tempos depois, Apolinário veio a falecer e Bartolomeu deu origem á família Lameu (apelido originado de seu nome Bartolomeu). 
O nome Itagi surgiu a partir de uma referência a conhecida fazenda Itagi - antigo Rio das Pedras, que ficava vizinho às terras da família Apolinário. Após ser propriedade de muitos donos, a Fazenda Rio das Pedras foi adquirida pela Firma Comercial Magalhães e Cia, já com a denominação de Itagi - nome dado por Teodoro Sampaio. Depois de muitos anos essa mesma fazenda foi elevada à categoria de Vila, pertencendo ao município de Jequié. 
Vale ressaltar as características geográficas do município de Itagi, marcado pela beleza da Mata Atlântica e ainda pela sua diversificada hidrografia, tendo como destaques o Rio da Preguiça e Rio das Pedras (de onde originou o nome Itagi), nascendo em um lugar chamado Braço do Norte na Zona da Jacutinga e banhando a sede do município.

Postar um comentário

0 Comentários