Secretaria de Saúde Promove Exame Preventivo ao Câncer de Mama

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vem promovendo desde Outubro / 2011 o acesso à mamografia bilateral de rastreio. Foram realizadas 116.192 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, até a conclusão das etapas no ano de 2013, (conforme registro no TABSIA/TABWIN). Com o empenho do Prefeito e do Secretário de Saúde do município, Agora chegou a vez de Itagi! Mulheres da nossa cidade com essa faixa etária foram encaminhadas pelos agentes comunitários de saúde para realizarem o exame. Após o resultado, terão o devido acompanhamento pela Secretaria da Saúde Estadual e Municipal.
Trata-se de uma experiência de rastreamento populacional, com deslocamento de unidades móveis com dois mamógrafos, onde cada unidade tem capacidade de realizar 140 mamografias/dia. O diferencial da estratégia itinerante é que além do exame mamográfico, são ofertados os exames para a confirmação diagnóstica, que configura a 2ª FASE do Projeto.
Já a 3ª FASE se dá através do encaminhamento das mulheres para tratamento nas Unidades de Alta Complexidade (UNACON) e Centro de Referência em Alta Complexidade (CACON). Desta forma, a Estratégia vem demostrando a importância do cuidado integral na atenção à saúde e na reorganização da assistência à mulher com Câncer de Mama.
Apesar das dificuldades para a execução da Estratégia cabe destacar a sua potência, já que visa reduzir a mortalidade por câncer de mama e aumentar a sobrevida das mulheres com a oferta de diagnóstico precoce e tratamento oportuno. 
Os exames estão sendo realizados na unidade móvel, que está instalada na Praça São José em frente à Igreja Matriz, com atendimento de 8h às 12h e 13 às 17h, durante toda a semana e com encerramento neste sábado (11). Fonte e redação: Ascom Prefeitura de Itagi





Postar um comentário

0 Comentários