Sustentabilidade da cadeia do cacau em discussão em Ipiaú

Teve início nesta quarta-feira (22) o segundo Agrocacau, no município de Ipiaú. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, e de diversas lideranças regionais, como prefeitos, vereadores e representantes de instituições públicas e financeiras estaduais e federais.

Iniciativa da Câmara Territorial do Cacau e do Chocolate (CTCC), o Agrocacau, tem como objetivo a transmissão de conhecimentos, debates, inovação tecnológica e pesquisa, sobre a produção e comercialização do cacau e do chocolate. 

Para o secretário Jerônimo Rodrigues, o evento é importante para, a partir de uma construção coletiva, discutir a economia, a produção e a sustentabilidade da cultura cacaueira. "Precisamos implantar um programa de Estado para a região cacaueira, que movimente essa economia. Nós temos tecnologia e ideias excelentes, temos condições de realizar uma boa assistência técnica e vamos fazer, de uma forma mais qualificada, fortalecida, fazendo com que as políticas públicas cheguem na ponta e, principalmente, nos trabalhadores da agricultura familiar", destacou.

O segundo Agrocacau acontece até o dia 24 de abril, no salão nobre da AABB de Ipiaú. 

Educação profissional - Outro momento importante da visita do secretário Jerônimo Rodrigues a Ipiaú foi no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), do Médio Rio de Contas, onde ele conheceu a estrutura do Centro e dos cursos oferecidos. Na ocasião, o secretário conheceu ainda alguns dos produtos da cozinha experimental e destacou a importância de se manter estruturas como esta em funcionamento. Jerônimo Rodrigues se comprometeu a, conjuntamente com a secretaria estadual de Educação, buscar alternativas para melhorar as instalações e ampliar o apoio à comunidade estudantil. O CETEP de Ipiaú tem 175 vagas, distribuídas nas áreas de agroindústria, enfermagem, saúde bucal e cuidado com idosos.



Postar um comentário

0 Comentários