Diretores do Sindae debatem na Serin o Programa Habitacional do Servidor e ações envolvendo a Embasa

O Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Josias Gomes, recebeu em audiência integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto, e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae-BA).

Participaram do encontro na Serin, Grigório Maurício Rocha, secretário geral, e Edmilson Pires Barbosa, diretor de imprensa, divulgação e mobilização do Sindae, e Mary Cláudia Cruz e Souza, responsável pela Coordenação de Articulação Social (COAS) da Serin.

“Tratamos três questões com Josias Gomes: Programa Habitacional do Servidor Público (PHSP), a questão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna, e a propalada informação divulgada em alguns sites de notícias de que o Governo do Estado estaria querendo vender 49% das suas ações na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)”, informou Edmilson Barbosa, diretor do Sindae.

Segundo ele, a entidade tem interesse na reformulação do Programa Habitacional do Servidor, estendendo-o aos 5 mil trabalhadores da Embasa e aos cerca de 600 da CERB. Ele destaca que Josias Gomes informou que o processo tramita sem maiores resistências, mas que o sindicato tem que provocar o debate para dar maior celeridade à reformulação, que é um pleito antigo do Sindae.

Sobre a notícia de se criar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a Emasa, do município de Itabuna, Josias Gomes adiantou que qualquer iniciativa do Estado depende da autorização da Prefeitura de Itabuna, já que a titularidade da concessão do saneamento é do município, no sentido de fazer uma fusão entre a Emasa e Embasa.

O terceiro ponto debatido foi a respeito de notas que circularam em alguns blogs na internet sobre possível estudo que o governo estaria fazendo para venda de 49% das ações da Embasa.

Segundo Barbosa, o secretário Josias Gomes recebeu com surpresa a informação e afirmou desconhecer qualquer iniciativa sobre o assunto. “Não há nada materializado e não sei de onde partiu esse assunto”, disse ele.

O diretor do Sindae diz que no encontro na Serin a entidade apresentou a Josias a proposta da criação do Observatório do Saneamento Básico da Bahia, que prevê fiscalização do saneamento no Estado, e também sobre as questões relativas às PPP’s.

Postar um comentário

0 Comentários